Glossário LITDIGBR

PLATAFORMAS DIGITAIS DE AUTOPUBLICAÇÃO

Carina Luisa Ochi Flexor

As plataformas digitais de autopublicação, impulsionadas pelas TICs, oferecem novos modelos de produção, edição e circulação de obras. Elas permitem que autores publiquem e vendam suas obras em diversos formatos e marketplaces, levantando questões a respeito da legitimidade e qualidade das publicações e transformando produtos editoriais em serviços monetizados.

A partir das transformações promovidas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs), as plataformas digitais de autopublicação vêm propiciando novos modelos de produção, edição e circulação de obras de distintas naturezas. 

Na esteira do ‘do it yourself’, essas plataformas se apresentam como uma alternativa às editoras convencionais, permitindo que um autor-usuário não apenas publique suas obras – em formato digital, impresso em pequenas tiragens e mesmo em print on demand (POD) –, como possa disponibilizar as mesmas para a venda em diferentes marketplaces, aumentando seu alcance frente aos leitores potenciais.

Disponíveis em diferentes lojas virtuais e sites, essas plataformas, a partir de um conjunto de estruturas que viabilizam processos criativos e editoriais, vêm promovendo mudanças na cadeia produtiva, levantando questões acerca da legitimidade das obras, o mérito e a qualidade das publicações, fazendo questionar o papel dos autores, editores e demais agentes do campo editorial.

Frente ao capitalismo de plataforma e às lógicas de plataformização, as plataformas digitais de autopublicação se inscrevem em um modelo de negócio que transforma produtos, neste caso editoriais, em serviços monetizados. São plataformas que, a partir dos dados que coletam, passam a afetar não apenas a proteção dos direitos autorais, mas também a própria produção literária no que diz respeito aos processos criativos e decisões editoriais das obras produzidas e distribuídas a partir dessas bases.

O mercado de self-publishing vem crescendo de forma exponencial, permitindo que autores independentes publiquem e distribuam seus livros no Brasil e em outros países. A partir de recursos que vão além da publicação, alcançam-se estratégias de vendas por plataformas como as listadas a seguir:

Plataformas 

Descritivo

Kindle Direct Publishing

Plataforma de autopublicação da Amazon que permite a publicação de livros digitais, impressos e para venda sob demanda.

Kobo Writing Life

Plataforma de autopublicação de e-books para leitura no e-reader Kobo e também audiobooks.

Wattpad

Rede social para fãs de literatura e permite a publicação de livros e interaja com fãs enquanto escreve. A plataforma já revelou autores, inclusive brasileiros. 

Clube de Autores

Plataforma de autopublicação que possui ferramentas intuitivas e de fácil uso, permitindo a publicação na Amazon, Americanas, Submarino, Mercado Livre, Google Play, dentre outros.

UICLAP

Plataforma de autopublicação que possui ferramentas intuitivas e de fácil uso, oferecendo opções de personalização, incluindo diferentes tamanhos de livro e acabamentos.

PerSE

Plataforma de autopublicação nacional que, embora tenha menos canais de distribuição de as demais, tem como foco em autores independentes e em início de carreira.

BOK2

Plataforma de autopublicação da BookWire que permite distribuir livros impressos sob demanda na própria Amazon, Submarino, Mercado Livre, Magalu, dentre outros.

Um Livro

Plataforma de autopublicação que conecta editoras, autores independentes e livrarias a diferentes e-commerces do país e do mundo,

COMO CITAR ESTE VERBETE:

FLEXOR, Carina Luisa Ochi. Plataformas Digitais de Autopublicação. In: CATRÓPA, Andréa; PEREIRA, Vinícius Carvalho; ROCHA, Rejane (Org.). Glossário LITDIGBR – Literatura Digital Brasileira. 2025. Disponível em: https://glossariolitdigbr.com.br/plataformas-digitais-de-autopublicacao/ Acesso em: dia/mês/ano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FUNDAMENTAIS

A partir da teoria dos campos de Bourdieu e de um estudo comparativo da organização dos campos da autopublicação e do mercado editorial tradicional – ambos impactados pela cultura digital -, o autor aponta que os negócios de autopublicação no Brasil estão cada vez mais integrados ao mercado tradicional, não podendo ser compreendidos como opostos ou concorrentes.

A investigação busca compreender como as plataformas de autopublicação digital funcionam, como fazem uso de algoritmos e mecanismos de inteligência de dados e como isso impacta o processo de configuração da figura do autor/na autoria.

A partir de entrevistas, depoimentos e palestras de editores e agentes do mercado editorial, este trabalho identifica as formas de autoedição assistida atualmente exercidas no Brasil, observando como editoras e profissionais do segmento se articularam para consolidar a prática de modo estruturado e lucrativo, como alternativa para um mercado considerado em crise.

Em seu livro, o autor apresenta um conjunto de orientações para autores que desejam autopublicar seus livros ou enviá-los a uma editora comercial.

Material complementar

PodcAsts

Pensática – o podcast do Clube de Autores, uma das primeiras plataformas de autopublicação da América Latina. 

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