As plataformas digitais de autopublicação, impulsionadas pelas TICs, oferecem novos modelos de produção, edição e circulação de obras. Elas permitem que autores publiquem e vendam suas obras em diversos formatos e marketplaces, levantando questões a respeito da legitimidade e qualidade das publicações e transformando produtos editoriais em serviços monetizados.
A partir das transformações promovidas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs), as plataformas digitais de autopublicação vêm propiciando novos modelos de produção, edição e circulação de obras de distintas naturezas.
Na esteira do ‘do it yourself’, essas plataformas se apresentam como uma alternativa às editoras convencionais, permitindo que um autor-usuário não apenas publique suas obras – em formato digital, impresso em pequenas tiragens e mesmo em print on demand (POD) –, como possa disponibilizar as mesmas para a venda em diferentes marketplaces, aumentando seu alcance frente aos leitores potenciais.
Disponíveis em diferentes lojas virtuais e sites, essas plataformas, a partir de um conjunto de estruturas que viabilizam processos criativos e editoriais, vêm promovendo mudanças na cadeia produtiva, levantando questões acerca da legitimidade das obras, o mérito e a qualidade das publicações, fazendo questionar o papel dos autores, editores e demais agentes do campo editorial.
Frente ao capitalismo de plataforma e às lógicas de plataformização, as plataformas digitais de autopublicação se inscrevem em um modelo de negócio que transforma produtos, neste caso editoriais, em serviços monetizados. São plataformas que, a partir dos dados que coletam, passam a afetar não apenas a proteção dos direitos autorais, mas também a própria produção literária no que diz respeito aos processos criativos e decisões editoriais das obras produzidas e distribuídas a partir dessas bases.
O mercado de self-publishing vem crescendo de forma exponencial, permitindo que autores independentes publiquem e distribuam seus livros no Brasil e em outros países. A partir de recursos que vão além da publicação, alcançam-se estratégias de vendas por plataformas como as listadas a seguir:
Plataformas | Descritivo |
Plataforma de autopublicação da Amazon que permite a publicação de livros digitais, impressos e para venda sob demanda. | |
Plataforma de autopublicação de e-books para leitura no e-reader Kobo e também audiobooks. | |
Rede social para fãs de literatura e permite a publicação de livros e interaja com fãs enquanto escreve. A plataforma já revelou autores, inclusive brasileiros. | |
Plataforma de autopublicação que possui ferramentas intuitivas e de fácil uso, permitindo a publicação na Amazon, Americanas, Submarino, Mercado Livre, Google Play, dentre outros. | |
Plataforma de autopublicação que possui ferramentas intuitivas e de fácil uso, oferecendo opções de personalização, incluindo diferentes tamanhos de livro e acabamentos. | |
Plataforma de autopublicação nacional que, embora tenha menos canais de distribuição de as demais, tem como foco em autores independentes e em início de carreira. | |
Plataforma de autopublicação da BookWire que permite distribuir livros impressos sob demanda na própria Amazon, Submarino, Mercado Livre, Magalu, dentre outros. | |
Plataforma de autopublicação que conecta editoras, autores independentes e livrarias a diferentes e-commerces do país e do mundo, |
COMO CITAR ESTE VERBETE:
FLEXOR, Carina Luisa Ochi. Plataformas Digitais de Autopublicação. In: CATRÓPA, Andréa; PEREIRA, Vinícius Carvalho; ROCHA, Rejane (Org.). Glossário LITDIGBR – Literatura Digital Brasileira. 2025. Disponível em: https://glossariolitdigbr.com.br/plataformas-digitais-de-autopublicacao/ Acesso em: dia/mês/ano.
A partir da teoria dos campos de Bourdieu e de um estudo comparativo da organização dos campos da autopublicação e do mercado editorial tradicional – ambos impactados pela cultura digital -, o autor aponta que os negócios de autopublicação no Brasil estão cada vez mais integrados ao mercado tradicional, não podendo ser compreendidos como opostos ou concorrentes.
A investigação busca compreender como as plataformas de autopublicação digital funcionam, como fazem uso de algoritmos e mecanismos de inteligência de dados e como isso impacta o processo de configuração da figura do autor/na autoria.
A partir de entrevistas, depoimentos e palestras de editores e agentes do mercado editorial, este trabalho identifica as formas de autoedição assistida atualmente exercidas no Brasil, observando como editoras e profissionais do segmento se articularam para consolidar a prática de modo estruturado e lucrativo, como alternativa para um mercado considerado em crise.
Em seu livro, o autor apresenta um conjunto de orientações para autores que desejam autopublicar seus livros ou enviá-los a uma editora comercial.
Pensática – o podcast do Clube de Autores, uma das primeiras plataformas de autopublicação da América Latina.
Podcast do PublishNews – trata de notícias do mercado editorial.
Se estiver interessado em mais informações sobre o Glossário LitDigBR, envie o seu contato.