A literatura digital na Colômbia consolidou-se como uma forma de expressão artística com características próprias, enraizada na identidade cultural do país e conectada com as redes latino-americanas de criação digital.
A literatura digital colombiana surge na década de 1990, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico que abriu novas possibilidades narrativas e estéticas. El primer vuelo de los hermanos Wright (1996), de Juan Bernardo Gutiérrez, marcou o início dessa tradição, seguido por obras como Gabriella Infinita (1998), de Jaime Alejandro Rodríguez. Rodríguez destaca-se como uma figura importante na consolidação dessa literatura, experimentando com a hipertextualidade e a hipermídia e promovendo seu desenvolvimento teórico e acadêmico. Outros autores-chave incluem Santiago Ortiz, com obras como Esferas (2004) e Rayuela, el libro red (2004), e Alejandra Jaramillo, autora de Mandala (2017).
Desde seu início, a literatura digital colombiana despertou o interesse da crítica especializada e encontrou espaço em festivais e eventos acadêmicos que exploram a interseção entre literatura e tecnologia. O crescente interesse acadêmico reflete-se no aumento de teses e estudos sobre o tema nas últimas duas décadas, especialmente em universidades de Bogotá, com enfoque em seu valor estético e sua aplicação pedagógica.
Críticos como Alejandro Corredor Parra e Mario Morales contribuíram para a análise da literatura digital colombiana, propondo um enfoque interdisciplinar que a configura como um polissistema.
A evolução da literatura digital na Colômbia tem sido condicionada pelos avanços tecnológicos do país. As primeiras obras utilizaram linguagens como HTML básico e plataformas como Flash. Com o avanço tecnológico, foram incorporadas características hipermidiáticas, como áudio, vídeo e animações, ampliando a interatividade e explorando novos recursos e linguagens. Obras como El alebrije (2003), de Carmen Gil; Golpe de gracia (2007), de Jaime Alejandro Rodríguez; e Memorias y caminos (2016), de Rodríguez, exemplificam essa evolução.
O surgimento de obras generativas como Poesía necrológica colombiana (2012), de David Medina, é outro importante marco, utilizando algoritmos para criar textos únicos a partir de elementos predefinidos. O desenvolvimento da literatura digital colombiana também se reflete em sua gradual institucionalização no âmbito acadêmico.
A literatura digital colombiana se situa em um espaço de apropriação e influência, respondendo a identidades locais e, ao mesmo tempo, nutrindo-se dos circuitos latino-americanos de literatura digital. Essa “interzona” se caracteriza pela interação entre as especificidades culturais colombianas e uma vocação coletiva latino-americana para a experimentação e o uso de tecnologias digitais na literatura. A participação de autores colombianos em redes continentais facilita a troca de técnicas e perspectivas críticas, enriquecendo o panorama da literatura digital no país.
A literatura digital na Colômbia configura-se não apenas como um meio de expressão artística, mas também como um espaço de reflexão sobre a identidade cultural e a modernidade. Os autores abordam temas relevantes para a sociedade colombiana, utilizando ferramentas digitais para explorar e questionar a realidade contemporânea, enriquecendo o panorama literário do país.
COMO CITAR ESTE VERBETE:
QUIROZ, Diego Alexander Velez; RODRÍGUEZ, Jaime Alejandro. Literatura Digital Colombiana. In: CATRÓPA, Andrea; PEREIRA, Vinícius Carvalho; ROCHA, Rejane (orgs.). Glossário – LITDIGBR – Literatura Digital Brasileira. 2025. Disponível em: https://glossariolitdigbr.com.br/literatura-digital-colombiana/ Acesso em: dia/mês/ano.
A tese aborda a evolução da literatura digital na Colômbia, a relação entre a literatura e as novas tecnologias, e a necessidade de compreender como essas ferramentas transformaram os processos de leitura e escrita. Também ressalta a importância de estabelecer um panorama das iniciativas literárias digitais no país e a busca por um marco teórico que permita analisar essas práticas emergentes.
O artigo explora a produção de literatura eletrônica na Colômbia, identificando quatro padrões de comportamento. O primeiro é a obra pioneira de Juan B. Gutiérrez, que, apesar de inovadora, não teve continuidade. O segundo é a obra de Jaime Alejandro Rodríguez, que manteve uma produção constante por meio de diversos projetos. O terceiro padrão são obras únicas de autores, que não geraram um movimento de longo prazo. E, por último, a produção proveniente de outros campos, como a educação e a cultura digital.
Este trabalho de doutorado analisa a evolução da literatura digital na Colômbia desde seu início em 1996 com El primer vuelo de los hermanos Wright, de Juan Bernardo Gutiérrez. Ao longo de 24 anos, foram identificadas dezoito obras que são consideradas literatura digital, definidas como aquelas criadas para serem lidas em dispositivos eletrônicos interativos.
O documento propõe que a literatura digital na Colômbia é não apenas um meio de expressão artística, mas também um espaço de reflexão sobre a identidade cultural e a modernidade.
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