sobre os autores
Alamir Aquino Corrêa
é doutor em Literaturas Hispânicas pela Indiana University Bloomington (1990), foi Pesquisador visitante nas University of Alberta, University of Virginia e Universidad Complutense de Madrid. Professor Sênior do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, instituição onde atua desde 1987, e Pesquisador de Produtividade do CNPq. Um dos pioneiros dos estudos sobre literatura digital no Brasil, tem concentrado sua pesquisa no uso de tecnologias e suportes materiais na produção de obras literárias digitais.
Aline Frederico
é professora e pesquisadora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde atua nas áreas de leitura, literatura e edição, com foco na produção e recepção da literatura digital infantil e juvenil. Doutora pela Universidade de Cambridge, realizou pós-doutorado na PUC-SP e é mestre pela Universidade da Colúmbia Britânica. É coorganizadora do livro Literatura Digital para Crianças e Jovens: Teoria e Prática da Experiência Estética (Educ, 2024) e coordena o projeto DigitaLIJ, dedicado ao mapeamento da literatura infantil e juvenil digital brasileira. Integra o corpo editorial da Antologia Lit(e)Lat Vol. 2, voltada à literatura digital latino-americana. Além disso, é leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e conselheira do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da cidade de São Paulo.
Ana Elisa Ribeiro
é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, no bacharelado em Letras/Edição e no nível médio. É doutora em Linguística Aplicada, bacharel e licenciada em Letras pela UFMG. Escritora e editora. Entre seus livros mais recentes está Em busca do texto perfeito (Parábola, 2024).
Andréa Catrópa da Silva
é professora no PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi, atuando em Teoria, História e Crítica do Design. Concluiu pós-doutorado investigando literatura digital e suas interfaces com design, arte e tecnologia. Em 2024, finalizou pesquisa sobre os impactos da digitalização no mercado editorial, junto ao Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas (Itaú Cultural/UFRGS). Doutora e Mestre em Teoria Literária pela FFLCH-USP, foi duas vezes premiada pelo Rumos, do Itaú Cultural (2004 e 2007). Dirigiu e entrevistou na série Ondas Literárias, transmitida pela Rádio Cultura Brasil em 2008. Como autora, recebeu apoios para publicação e criação literária, lançando obras como Homens adoram mulheres perfeitas (2019), Sem Sistema (2017) e Mergulho às avessas (2008). Mantém textos e inéditos em www.andreacatropa.com.
Bruna Fontes Ferraz
é professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com atuação nos cursos técnicos, na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Doutora e Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora do livro Sapore, Sapere: por uma poética dos cinco sentidos em Italo Calvino, e coautora de Leituras transversais: interartes e intermídia. Integra o Grupo de Pesquisa LICEX – Literatura em campo expandido (UPM/CNPq).
Carina Luisa Ochi Flexor
é docente da Faculdade de Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do MediaLab – Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas e do MediaLab – Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional. Primeiro lugar no Prêmio Jabuti, na Categoria Projeto Gráfico (2010). Experiência nas áreas de Comunicação, Design e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: livros digitais, experiência da leitura, literatura digital, cultura visual, arte e tecnologia, educação midiática.
Carolina Gainza Cortés
é socióloga, mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade do Chile e doutora em Línguas e Literaturas Hispânicas pela Universidade de Pittsburgh. Sua carreira de pesquisa se desenvolveu no campo da cultura e literatura digital latino-americana. Foi Subsecretária de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação (2022-2024) no Governo do Presidente Gabriel Boric e atualmente é pesquisadora e acadêmica da Faculdade de Comunicação e Letras da Universidade Diego Portales. Sua trajetória acadêmica e de pesquisa desenvolveu-se nas áreas de estudos culturais, literatura e humanidades digitais na América Latina, atuando como pesquisadora principal e co-pesquisadora em projetos com financiamento nacional e internacional. Publicou cerca de 25 artigos em revistas especializadas, 15 capítulos de livros e é autora e coautora de livros em suas áreas de especialização.
Cássia Cordeiro Furtado
tem Pós-Doutorado e Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Ciências da Informação/UnB. Professora do Curso de Graduação em Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGDg/UFMA. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PROGCIN/UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Informação, Leitura e Design de Hipermídia – LEDMID. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação-ANCIB. Membro da International Collective of Research and Design in Children’s Digital Books, da Universidade de Stavanger, na Noruega. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital/UFSC. Desenvolvedora da biblioteca de literatura digital TecTeca. Áreas de interesse: biblioteca digital, leitura e livros digitais; Geração Alpha; biblioteca escolar; literatura infantil; design da informação; experiência do usuário da informação; estudo do usuário; serviços e produtos de inovação e ambientes digitais; empreendedorismo e inovação.
Denilson Patrick Oliveira Silva
é mestre em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Letras Português e Inglês e suas Respectivas Literaturas pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Semióticas Contemporâneas (SEMIC). Atualmente é professor de Língua Inglesa na Secretaria de Estado de Educação em Mato Grosso (SEDUC-MT). Atua principalmente nas áreas de Literatura, Mídia e Tecnologia e Literatura Eletrônica. Defendeu em 2024 a dissertação “Literatura e plataforma: o entrecruzamento de narrativas literárias e affordances do Twitter”.
Diego Alexander Vélez Quiroz
nasceu em Popayán (Cauca, Colômbia) em 1987. É poeta, narrador e ensaísta. Licenciado em Espanhol e Literatura, doutor em Literatura pela UTP. Publicou os livros de poemas Elizabeth y las manzanaz (2014), Para llegar a puerto (2016) e Para llegar a puerto y otras heridas (2017); o livro de ensaios La poesía y los límites de lo posible (2019); e é coautor do livro Década de los ochenta del siglo XX en Colombia: Memoria sin ficción de unas violencias alucinantes (2023). Seu romance Después el Aire recebeu o Prêmio Nacional de Romance Aniversário Cidade de Pereira 2016. Suas pesquisas estão voltadas para as literaturas pós-autônomas, as narrativas digitais e transnacionais, bem como para os estudos culturais.
Dílson César Devides
é doutor em Letras, professor de literatura da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus do Araguaia). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da UFMA/CCBa e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Cultura Contemporânea/UFMT. Pesquisador da relação entre literatura e outras mídias, especialmente sobre adaptação literária e roteirização. Numa outra vertente, tem estudado as relações da literatura com a saúde, nomeadamente, a biblioterapia. É organizador do livro Litteris.com: literatura e suas relações com a tecnologia da informação, pela editora Centro Paula Souza. Foi editor da Afluente: Revista de letras de linguística, da UFMA.
Edgar Roberto Kirchof
é graduado em Letras, com mestrado em Semiótica, doutorado em Letras com foco na Estética de Umberto Eco e pós-doutorado em Biossemiótica. Atualmente, atua como professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Suas principais áreas de pesquisa abrangem a Semiótica, os Estudos Culturais e a Teoria da Literatura, com destaque para as intersecções entre Literatura e Cultura Digital. Nos últimos anos, tem dedicado suas investigações ao estudo da produção e recepção de obras eletrônicas voltadas ao público infanto-juvenil, em especial aquelas em formato de aplicativos que utilizam tecnologias imersivas.
Emanoel César Pires de Assis
é graduado em Letras (Português/Inglês) pela UEMA (2008), mestre em Estudos Literários pela UFPI e doutor em Literatura pela UFSC. Atua nas áreas de Teoria Literária e Literatura em Meio Digital, com interesse em narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea e ferramentas digitais para o ensino de literatura. É líder do grupo de pesquisa LAMID (CNPq), Editor Gerente da Revista de Letras Juçara (UEMA) e bolsista de produtividade em pesquisa (UEMA, 2018–2019 e 2021–2022). Professor Adjunto III da UEMA, é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e também professor do programa na UFPI.
Fabio Oliveira Nunes (ou Fabio FON)
é artista experimental, curador, parecerista cultural e pesquisador em arte-tecnologia. Publicou CTRL+ART+DEL: distúrbios em arte e tecnologia (Perspectiva, 2010) e Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo (Cosmogonias Elétricas, 2016), além de manter desde 2000 o site Web Arte no Brasil, a mais longeva iniciativa em torno da produção artística brasileira para a Internet. Possui doutorado em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-doutorado em artes no Instituto de Artes da UNESP. É pesquisador integrante do grupo de pesquisa cAt (ciência/Arte/tecnologia) do Instituto de Artes da UNESP, São Paulo – SP.
Giselly Lima de Moraes
é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), é professora associada da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA. Atualmente, coordena o Grupo Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING) e o Projeto de Extensão Narrativas Literárias, Multimodalidade e Mediações (NAMME). Participa como membro do Coletivo Leitura na Tela e da Rede de Literatura Eletrônica Latino-americana – Lit(e)Lat e é membro do Grupo de Pesquisa LIJ Digital e Design (UFSC). Pesquisa sobre os temas literatura infantil multimodal; o som na leitura da literatura infantil digital; infância, leitura e cultura digital; mediação de literatura; formação de leitores e educação literária na escola.
Ingrid Lara de Araújo Utzig
é doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara) em convênio interinstitucional com a Universidade Federal do Amapá (DINTER UNESP/UNIFAP/UEAP/IFAP). Especialista em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP) e Licenciada em Letras/Inglês pela UNIFAP. Professora de Língua e Literatura Inglesas na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET/UNIFAP), atrelada à linha Literatura, Cultura e Memória. Membra do Observatório da Literatura Digital Brasileira (UFSCar), vinculada à linha Poéticas da Literatura Digital, do GT Literatura Digital (ANPOLL) e da Red de Literatura Electrónica Latinoamericana – Lit(e)Lat. É autora do livro Fanfiction e Mercado Editorial: relações entre fandom e polissistema literário (Cultura Acadêmica, 2023) e do experimento hipertextual transmídia Desde os tempos de Janary (Instagram/Medium/Youtube, 2024).
Jaime Alejandro Rodríguez
é um escritor colombiano. Engenheiro Químico, Mestre em Literatura, Doutor em Filologia, professor universitário (aposentado) e pesquisador da cibercultura. Publicou três romances (Gabriella infinita, 1994 – 2006; Debido proceso, 2000; El infierno de Amaury, 2006), seis livros de contos (Álbum, 1994; Ficción y olvido, 2006; Crónicas mundanas, 2009; Coordenadas imprecisas de la muerte, 2008; Cartas a Martín, 2021; Relatos crudos, 2022), dois romances infantis (Secretos de Xanadú, 2018; Historias prodigiosas, 2024), três hipermídias literárias (Gabriella Infinita, 2001; Golpe de gracia, 2007; Memorias y caminos, 2016), duas narrativas transmídia (Atrapados, 2010; Magis/Xanadú, 2020) e um texto poético (Testamento vital, 2023). Rodríguez também publicou ensaios e numerosos artigos sobre os campos da cibercultura, literatura digital, transmídia, humanidades digitais e pós-humanismo.
Luciana Salazar Salgado
é professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, onde atua nos Programas de Pós-graduação em Linguística e em Estudos de Literatura; também atua no Programa Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras da Universidade de São Paulo – IEB/USP. Membro do Instituto de Pesquisa FEsTA: fórmulas e estereótipos: teoria e análise, sediado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, coordena o Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CEFET-MG, CNPq) e o LABEPPE – Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição (UFSCAR/CEFET-MG). É autora, entre outras publicações, de Ritos genéticos editoriais (2ª edição Margem da palavra, 2016) e Autorias (Moinhos, Contafios, 2023) e A revisão de textos nos ritos genéticos editoriais(Autorar, 2024). Concentra sua pesquisa nas materialidades dos objetos editoriais e na hiperdigitalização da cultura.
Maiara Alvim de Almeida
é doutora em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Mestra em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Bacharela em Letras – ênfase em Tradução de língua inglesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Licenciada em Letras – língua inglesa e respectivas literaturas (2009) e língua portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Atualmente, atua como professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no Campus Avançado Resende, lecionando disciplinas nas áreas de português, inglês e literaturas. É também membro da ASPAS – Associação de pesquisa em Arte Sequencial desde 2015. Desenvolve pesquisas sobre os diálogos entre literatura e histórias em quadrinhos, narrativas eletrônicas e recepção em meio digital.
Manaíra Aires Athayde
é Diretora Executiva do Orfalea Center for Global & International Studies na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Foi lecturer no Programa de Estudos Latino-Americanos e Ibéricos da mesma instituição, pesquisadora visitante na Stanford University e professora visitante na Universidad de Salamanca. Integra o Observatório da Literatura Digital Brasileira da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra, teve sua tese distinguida com o Prêmio Científico Mário Quartin Graça 2018, concedido pela Casa da América Latina em Portugal. Co-editou Humanidades Digitais na América Latina (Matlit Journal, 2023) e editou Literatura Explicativa: Ensaios sobre Ruy Belo (Assírio & Alvim, 2015). Fez parte da produção do documentário Ruy Belo, Era uma Vez (RTP, 2014). Tem se dedicado às humanidades digitais, estudos de literatura e mídia, literatura comparada, estudos culturais e pesquisa em arquivos.
Marcelo Spalding
é professor, escritor, editor e jornalista. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras. Como escritor, é autor do jogo Escrita Criativa – o jogo e dos livros Escrita Criativa para Iniciantes, As cinco pontas de uma estrela, Vencer em Ilhas Tortas, Crianças do Asfalto, A Cor do Outro, Minicontos, Mitos Virtuais, Liga da literatura e Clube do Rock, além de organizador de diversas coletâneas. Foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura e é o idealizador do movimento Literatura Digital (criado em 2012), tendo publicado dois projetos inéditos de literatura digital, Minicontos Coloridos e o hiperconto Um Estudo em Vermelho.
Márcio Roberto do Prado
possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Araraquara, doutorado-sanduíche pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, e graduação em Letras, com Licenciatura e Bacharelado em Português e Francês (2002) e Bacharelado em Italiano (2004) também pela UNESP, campus de Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos sobre a comunicação, a arte e a cultura contemporâneas em suas relações com mídias e tecnologias, enfocando sobretudo questões de poética. É Professor Associado do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá – UEM e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma instituição.
Marcos Wasem
é professor de Teoria Literária na Universidad de la República, em Montevidéu, Uruguai. Pesquisa temas de sexualidades, tecnologia e culturas anarquistas na literatura latino-americana e faz parte da Rede de Literatura Eletrônica Latino-Americana (LitELat). Publicou os livros Barroso y sublime, Poética para Perlongher, El amor libre en Montevideo e Roberto de las Carreras y la irrupción del anarquismo erótico en el Novecientos, que ganhou o Prêmio Nacional de Letras no Uruguai no ano 2014.
Marcus Vinícius Sousa Correia
é formado em Letras – UEMA (2020). Mestre em Letras – UEMA (2023). Atualmente, cursa doutorado em Estudos de Linguagem (UFMT). Interessa-se pelo estudo das relações entre literatura e tecnologias, teoria literária, literatura comparada, literatura e filosofia e letramento literário.
Maria Elisa Rodrigues Moreira
é professora do Programa de Pós-graduação em Letras e do curso de graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Doutora em Estudos Literários – Literatura Comparada e mestra em Estudos Literários – Teoria da Literatura. Realizou estágios pós-doutorais pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD CAPES) junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de pesquisa LICEX – Literatura em campo expandido (CNPq/UPM). Autora dos livros Saber narrativo: proposta para uma leitura de Ítalo Calvino e Coleção, arquivo, biblioteca: as literaturas de Borges e Calvino. Coautora do livro Leituras transversais: interartes e Intermídia.
Michael Hurtado
é matemático, tecnólogo, artista de novos meios e poeta. É professor no Departamento de Arquitetura da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, bolsista do programa FabLearn da Universidade de Columbia e co-diretor do Masmédulab: laboratório de poesia e novos meios. Recebeu o prêmio VIDA16 da Fundação Telefónica e a primeira edição do prêmio Hub Musical Chile. Seus poemas foram publicados na antologia Nós da Poesia Volume 08, na I Mostra Virtual de Poesia Visual no Brasil, na revista Bufo de poesia experimental, no Tokyo Poetry Journal e em illitera.com. Seus poemas eletrônicos fazem parte de coleções como a Electronic Literature Collection Volume 4 e a Cartografia Digital Latino-Americana.
Natália Cristina Estevão
possui formação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, instituição na qual realizou as pesquisas de mestrado e de doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Desde a graduação, tem se interessado pela área da literatura, especialmente pelos estudos das diferentes materialidades do texto literário. Em suas pesquisas, trabalhou com a análise de romances, blogs e arquivos de literatura digital. Atualmente, desenvolve atividade docente voltada para a educação básica.
Nohelia Meza
é pesquisadora em literatura e cultura digitais latino-americanas. Obteve seu doutorado em Tradução e Ciências da Linguagem pela Universidade Pompeu Fabra Barcelona. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Leeds, Reino Unido (CONAHCYT, 2018-2021) e na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México (CONAHCYT, 2022-2024). Suas linhas de pesquisa abrangem retórica digital, análise do discurso, estudos culturais latino-americanos e literatura eletrônica comparada multilíngue. Nohelia Meza é colaboradora do Observatório da Literatura Digital Brasileira (UFSCar, Brasil), do Laboratório Digital (UDP, Chile) e do Laboratório de e-literatura do Centro de Cultura Digital (Cidade do México). Entre suas publicações mais recentes está o livro Cartografia crítica da literatura digital latino-americana (EdUFSCar, 2023), em coedição com Carolina Gainza e Rejane Rocha.
Omar Khouri
é formado em História pela FFLCH da USP. Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, Livre-Docente em Teoria e Crítica da Arte, pelo IA-UNESP e Pós-Doutor pela FBAUL (Portugal). Poeta, prosador, crítico de linguagens, editor e impressor. Co-edita, desde 1975, a revista de Poesia Experimental Artéria. É autor de inúmeros livros de Poesia e Metalinguagem. Participou de várias exposições de Poesia Visual, no Brasil e fora. Lecionou em todos os níveis de Ensino – da Pré-Escola à Universidade, desde 1970. Tem orientações em Mestrado e Doutorado. Atualmente, aposentado, atua como Professor Voluntário na Pós em Artes do IA-UNESP. Reside em São Paulo.
Otávio Guimarães Tavares
é professor no Instituto de Letras e Comunicação (ILC) e da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Pós-Graduação em Letras (PPGL). Foi Vice-Diretor da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) de 2019 a 2021. Doutor (2015) e Mestre (2010) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Letras – Língua Inglesa e Literaturas (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do grupo de pesquisa NELAA – Núcleo de Estudos em Literaturas e Artes Anglófonas. É membro do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL/UFSC) desde 2005. Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura de Língua Inglesa, Estética e Filosofia da Arte, Poesia, Literatura Digital e Literaturas Experimentais.
Pablo Gobira
é curador, artista e professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG), do PPGACPS (UFMG) e do PPGGOC (UFMG). Coordenador e membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação, Letras e Artes da FAPEMIG (2019-2022 e membro pro tempore em 2023). Membro da Câmara de Avaliação de Projetos Exclusiva (CAPE – FAPEMIG, 2023). Coordenador de projetos financiados nacionais e internacionais (SSHRC/Canada, CNPq/Brasil, CAPES/Brasil, FAPEMIG etc.). Avaliador ad hoc da European Science Foundation, CNPq, CAPES, FAPESB dentre outras agências nacionais e internacionais. Pesquisador Produtividade (CNPq). Supervisor de pós-doutorado. Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://linktr.ee/labfront]. Escritor e editor de livros sobre: curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais dentre outros.
Pedro de Souza Melo
é doutorando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Teoria da Literatura pelo mesmo programa (PPGL/UFPE, 2021). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP, 2023). Graduado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo (UFPE, 2016). Tem interesse em pesquisas na área de Literatura e tecnologia, atuando com ênfase nos seguintes temas: adaptação, cultura digital, estudos comparativos, intermidialidade, jogos digitais, visual novel e literatura digital.
Rejane Rocha
é professora titular da área de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, onde atua nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório da Literatura Digital Brasileira, responsável pela manutenção do arquivo ATLAS da Literatura Digital Brasileira. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq.
Rodolfo Mata
é pesquisador do Instituto de Investigações Filológicas (UNAM) e autor de edições e ensaios sobre José Juan Tablada. Em 2003, fundou o site José Juan Tablada: vida, letra e imagem. Sobre literatura, ciência e meios digitais, publicou Las vanguardias literarias latinoamericanas y la ciencia (2003), o ensaio “Divulgación de la ciencia: traducción, surrealismo y (auto)biografía” (2014) e, junto com Claudia Kozak e Leonardo Flores, a Antología Lit(e)Lat Volumen 1 (2020). Leciona o curso “Literatura eletrônica, interação e inteligência artificial” (Pós-graduação em Letras, UNAM). Tradutor do português, é coautor das antologias Ensayistas brasileños (2005) e Alguna poesía brasileña 1963-2007 (2014). Publicou sete livros de poesia, sendo o mais recente Desescribir (2021) (poesia visual). Seus trabalhos de literatura digital podem ser encontrados no blog Qué decir e, junto com Diego Bonilla, no site Bio Electric Dot, onde está Big Data (2019), poema indicado ao Robert Coover Award 2021, da ELO.
Rogério Barbosa da Silva
é Doutor em Literatura Comparada em Estudos Literários pela UFMG, Pós-Doutorado em Literatura pela UFSC, Professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG e do PPG em Estudos de Linguagens. Atua no campo dos estudos de poéticas digitais, poéticas experimentais, literaturas modernas e contemporâneas de Brasil e Portugal. Coordenador do grupo TECNOPOÉTICAS, pesquisas em poéticas tecnológicas digitais e analógicas e também o projeto POEMAPS – Poesia georreferenciada. Tem publicado trabalhos sobre poéticas digitais em revistas especializadas no Brasil e em Portugal, bem como realizado orientações envolvendo tecnologias, poesia digital, entre outras publicações de poesia em campo expandido. Paralelamente, tem produzido e publicado poesia.
Rosângela Fachel de Medeiros
é graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa CAPES. Atualmente, atua como Professora Visitante do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, como Codiretora da Red Iberoamericana de Inverstigación en Narrativas Audiovisuales (RedINAV), como colíder do GP Audiovisual Latino-Americano no Século XXI – OfCine e como coeditora da Revista Paralelo 31 (PPGArtes, UFPel). Como pesquisadora integra a Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano, a Red de investigación del Audiovisual hecho por Mujeres en América Latina e a Red Iberoamericana de Videodanza, bem como os grupos de pesquisa Cinema Latino-Americano (UFF), Caixa de Pandora (UFPel) e GIPE-Corpo (UFBA). É Idealizadora e codiretora do Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV (UFPel) e do Festival Internacional de Videodança – FIVRS (UFPel/ECARTA).
Soraya Roberta dos Santos Medeiros
é Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD-UFRN), doutoranda em Computação (CIn-UFPE) e artesã de algoritmos. Coordena o projeto Poesia Compilada.
Suzete Venturelli
nascida em São Paulo em 1956, é uma artista, pesquisadora do CNPq e professora brasileira, pioneira na arte computacional. Graduou-se em Desenho e Plástica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1978. Na França, obteve dois mestrados: em História da Arte e Arqueologia pela Université Montpellier III – Paul Valéry (1981) e em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (1982). Concluiu seu doutorado em Artes e Ciências da Arte na mesma instituição em 1988. Em 1986, iniciou sua carreira docente na Universidade de Brasília (UnB), onde coordenou o projeto, em 1991, do Programa de Pós-Graduação em Arte com ênfase em Arte e Tecnologia da Imagem. Nesse mesmo ano, criou o Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional (Medialab/UnB), o primeiro do país dedicado à arte computacional. Venturelli participou da fundação do grupo Infoestética em 1989, promovendo exposições que inseriram Brasília no cenário nacional de arte e tecnologia. Publicou livros como Arte: espaço_tempo_imagem (2004), Imagem Interativa (2008) e Arte Computacional (2017). Atualmente, além da UnB, leciona na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e continua contribuindo significativamente para a interseção entre arte e tecnologia no Brasil. Coordena desde 1989 o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART).
Verónica Paula Gómez
é argentina e, atualmente, vive na Alemanha. É Doutora em Humanidades com menção em Letras (UNL 2020), Mestre em Literaturas e Culturas Comparadas (UNC 2015) e Licenciada em Letras (UBA 2008). Pesquisa a relação entre migrações poético-políticas da literatura digital e sua domiciliação interzonal no ciberespaço. Atua como bolsista de pós-doutorado da Fundação Humboldt na Freie Universität Berlin. É professora responsável pelo Laboratório de Literaturas Expandidas e Novas Tecnologias do Mestrado em Escrita Criativa da Universidad Andina Simón Bolívar (Equador). Em 2022, publicou La Na(rra)ción de los museos. Curaduría y prácticas artísticas en entornos virtuales (Rosário: UNR Editora) e, em 2024, Domicilios de la literatura digital: de la idea de Nación a la de interzona (México: Colección Descargable, CCD). É membro da Rede Lit(e)Lat e do comitê editorial da segunda Antologia.
Vinícius Carvalho Pereira
é Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido. Bolsista produtividade do CNPq, membro da Electronic Literature Organization (ELO), da Junta Directiva da Rede de Literatura Eletrônica Latino-Americana (LitELat), do grupo Observatório da Literatura Digital Brasileira e do GT Literatura Digital (ANPOLL), o qual coordena desde 2022. É organizador do Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense e membro da equipe editorial da Antologia Lit(e)Lat Vol. 2.
Viktor Chagas
é professor associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). É membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi bolsista CNPq de Pós-Doutorado Junior em Comunicação e Cultura pela UFBA. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV), é líder do grupo de pesquisa coLAB/UFF, e coordenador do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES.
Wolfgang Bongers
é Professor Associado na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Doutor em Literatura e Intermedialidade pela Universidade de Siegen, Alemanha. Tem liderado projetos Fondecyt e coordenado projetos internacionais de pesquisa. Atualmente, é Diretor Alterno do Núcleo Milênio “Futures of Artificial Intelligence Research” (FAIR), financiado pela Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Chile. Suas principais linhas de pesquisa são o impacto dos meios audiovisuais e digitais na literatura e no campo cultural latino-americano, além da relação entre arquivos e memórias dos séculos XX e XXI. É autor de diversos ensaios e estudos nos campos da crítica literária e cinematográfica, dos estudos culturais e da teoria dos meios. Também publicou os seguintes livros: Interferencias del Archivo: cortes estéticos y políticos en cine y literatura. Argentina y Chile (Peter Lang, 2016); Prismas del cine latinoamericano (org., Cuarto Propio, 2012); Archivos i letrados. Escritos sobre cine en Chile: 1908-1940 (org., Cuarto Propio, 2011).